Secretário da Educação

gestor_6_57131644

Secretário

José Simões de Almeida Junior

José Simões de Almeida Junior é titular da Secretaria da Educação (Sedu) desde julho de 2013.

É graduado em Biologia (1982) e bacharel em Microbiologia e Imunologia (1985) pela PUC Campinas, além de graduado em Artes Cênicas pela Unicamp (1992). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (2001), é doutor em Artes pela USP (2007) e pós-doutor pela Universidade de Coimbra, de Portugal (2008-2010/FCT).

Avaliador de projetos culturais da Direção Regional da Cultura Centro de Portugal (Coimbra 2009), desenvolveu o projeto pedagógico da SP Escola de Teatro. Professor e coordenador do curso de Arte e Educação da Uniso (2002 a 2008), professor-adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas (DMTE) – Teatro e Educação – Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atuou na coordenação de Gestão de Projetos Educacionais PIBID/Capes, como coordenador do colegiado do curso de Pedagogia (FaE UFMG) e avaliador INEP para o ensino superior.

Entre janeiro e agosto de 2013, foi secretário da Cultura e Lazer, acumulando o cargo à Sedu durante o mês de julho.

Secretaria da Educação

A Secretaria da Educação (Sedu) responde pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades educacionais a cargo do Município, no âmbito da Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio, Supletivo e Especial. A Sedu administra os Centros de Educação Infantil, escolas municipais, Centro de Referência em Educação e as unidades dos centros de inclusão digital Sabe Tudo e da Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.

Sorocaba assumiu, em 2005, o compromisso de promover a qualidade de vida da população com base nos conceitos de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”, modelos de gestão indicados pela Unesco e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O programa “Cidade Educadora” se desenvolve em três dimensões na relação educação-cidade: aprender na cidade, aprender com a cidade e aprender a cidade. Neste contexto, Sorocaba vai transformando seus espaços educadores, por meio de programas como o “Amigo do Zippy”, “Roteiro Educador”, Clube da Escola, entre outros, além de manter contínuos programas para a qualificação dos educadores.