Cadastro Único: Mais de mil se inscrevem para vagas em creches

28 novembro 2013

O primeiro dia de inscrição ao Cadastro Municipal Único, da Secretaria da Educação (Sedu), ultrapassou a marca de mil interessados em concorrer às vagas em creches, no próximo ano.

De acordo com a Secretaria da Educação, de modo geral, o dia foi tranquilo e o processo apresentou alguma demora em alguns momentos por conta da lentidão na internet.

No Centro de Educação Infantil – CEI 90, “Hélio Del Cistia Junior”, do Jardim Bonsucesso, onde o movimento foi intenso no início da manhã, a saída encontrada pela diretora Isabel Cristina de Campos Borges foi fazer a inscrição manualmente, contando com a ajuda de professores e funcionários, que se revezavam no atendimento aos pais.

Gislaine Critina Floriano Augusto levou 18 minutos para garantir a inscrição para a filha Stefani, de 2 anos. “O atendimento não demorou, espero conseguir a vaga para minha filha porque quero trabalhar e não tenho com quem deixá-la”, disse.

Dois dias

Pais ou responsáveis legais por crianças de 0 a 3 anos, interessados em concorrer a uma vaga, têm mais dois dias (quinta e sexta-feira) para procurar uma das creches da cidade e efetuar a inscrição, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Só será aceita uma única inscrição e, mediante duplicidade, haverá a anulação de uma delas.

Para se inscrever, é necessária a apresentação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de um dos pais e mesmo que o interessado utilize o documento do cônjuge para tentar garantir vaga em outra unidade, o nome da criança invalidará o procedimento. É importante que os pais leiam com atenção o edital, onde estão definidos as exigências e critérios para classificação dos candidatos. Critérios como a existência de deficiência física nos pais,  vulnerabilidade social ou idade materna – adolescentes e jovens até 18 anos têm prioridade.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas creches ou pelos telefones 3228.2828, com Lúcia ou Fernanda, e 3238.2200, com Maria Cristina, Ednéia e Viviane, das 8h às 17h.

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Da Redação, Agência Sorocaba