Artigo do Prefeito: Mais vagas nas creches da Prefeitura

23 janeiro 2014

O Cadastro Municipal Unificado de crianças candidatas a vagas em creches da Prefeitura, criado pela nossa Secretaria da Educação (Sedu) em fins de 2013 mapeou pela primeira vez, de maneira objetiva, a demanda de creches públicas em Sorocaba e os pontos em que estão sendo solicitadas. 

Com base naquele indicador, a Sedu conseguiu atender, logo de saída, 3.260 das 6.169 crianças inscritas – ou seja, mais da metade, encaminhando-as à creche municipal mais próxima de suas residências.

Ao longo de dezembro, foram inaugurados em Sorocaba nove Centros de Educação Infantil da Prefeitura, que incorporaram à oferta 1.077 novas vagas. Para preenchê-las, foram chamadas novas crianças cadastradas e o percentual de atendimento elevou-se a 70% do total.

Este ano, novos Centros de Educação Infantil que estão sendo licitados e construídos. Eles somarão à oferta mil novas vagas. Assim, a oferta elevar-se-á a 5.377 vagas, ou seja, 87% do Cadastro.

Por causa disso, o coro dos pessimistas mudou a ladainha. Não critica mais a falta de vagas, pois agora elas existem. Preferem dizer que não ficam tão perto das residências das crianças quanto desejável. Se esquecem de que, nesse caso, as mães receberão gratuitamente o serviço de transporte público para levar seus filhos à creche.

Ainda há muito a se fazer para que oferta e demanda de vagas nas creches públicas em Sorocaba se equilibre. A geração de novas vagas e sua utilização para atender a oferta cadastrada sinaliza, entretanto, que a mudança começou – e vai se acelerar.

Pela primeira vez temos um cadastro unificado, transparente, fiscalizável pela população. Em um ano de trabalho conseguimos atender mais de metade da demanda aberta. Fecharemos o segundo ano de governo atendendo 9 em cada 10 crianças cadastradas. É um marco sem precedentes na história dos serviços públicos de educação em nossa cidade.

*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 22 de janeiro 2014

Antonio C. Pannunzio
redacao@sorocaba.sp.gov.br
Da Redação, Agência Sorocaba